Notícia

Projeto levará Banda Larga aos municípios

Publicado em: 10/08/2017

Como um dos projetos aprovados no Edital 1 – 2017, do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX), o Projeto 1187 - 2017 -  Xingu conectado II dará continuidade ao Projeto 110 - 2015 - Xingu Conectado Fase 1, aprovados através da Câmara Técnica 02 do PDRSX para implantação da rede de fibra ótica, que irá conectar municípios da região do Xingu com Banda Larga. A Fase 1 Prevê a implantação de 273,7 Km de backbone em fibra ótica, para atender nove municípios: Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Vitória do Xingu, Uruará, Placas, Pacajá, Anapu e Senador José Porfírio. O Projeto 1187 - 2017 - Xingu Conectado II tem como objetivo conectar com banda larga os municípios de Porto de Moz e Gurupá. O Xingu Conectado II irá ligar os dois municípios via rádio, a partir de Almeirim, usando o linhão da Isolux (empresa de eletricidade em geral).

Os investimentos do PDRSX são de 3,5 milhões de reais somente nesta fase do Xingu Conectado II, desenvolvido em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Ministério das Comunicações e a Telebrás. O Estado vai investir outros 3 milhões como contrapartida, para iluminar a rede de fibra da Isolux.

Durante a defesa, este ano, do Projeto Xingu Conectado II, junto ao PDRSX, Theo Flexa Ribeiro Pires, presidente da Empresa de Tecnologia da Comunicação e Informação do Estado do Pará (Prodepa), informou a importância do projeto em atender a quase totalidade dos municípios da região. “A expectativa é de ganho para a qualidade de vida não só da população que vai se beneficiar da melhoria dos serviços públicos nas três esferas de governo em áreas críticas como saúde, educação, segurança pública, mas levar também acesso à internet e telefonia com banda larga”.

O presidente da Prodepa destacou ainda que é muito significativa a ampliação para os dois novos municípios, Gurupá e Porto de Moz. “Por se tratar também de dois municípios ainda carentes, inclusive de serviços de telecomunicações e acesso à net, a expectativa é muito grande de melhoria da qualidade de vida, porque hoje é muito difícil viver sem internet”.

Theo Flexa explicou a participação da Telebrás e do governo federal, que irão aproveitar o Xingu Conectado para implantação do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) que objetiva levar ao cidadão internet banda larga a preços populares. Além da necessidade dos municípios na Fase 2 do projeto. “O Xingu Conectado é uma demanda dos municípios por serem muito mal atendidos hoje e desenvolvido a seis mãos. Então, além dos serviços conectados via net, da melhoria da telefonia, com a chegada da Telebrás será criado um mercado de provedores locais para atender cada cidade inclusive com geração de emprego e renda com os serviços de acesso á internet”, ressaltou.

  • Altamira, PA
    Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu, CEP: 68.372-005
    Telefone: (93) 3515-6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br
  • Brasília, DF
    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte, CEP: 70.735-530
    Telefone: (61) 3034-5648
    Email: contato@avaliacao.org.br