Notícia

Seminário sobre Empreendedorismo inicia o projeto PDRSX 279/2017 – Ambiente de Inovação no Xingu.

“Semana de Incentivo ao Empreendedorismo Inovador, com foco na cadeia produtiva do cacau na Região do Xingu”.

Publicado em: 07/12/2017

“Semana de Incentivo ao Empreendedorismo Inovador, com foco na cadeia produtiva do cacau na Região do Xingu”. Esse foi o tema debatido nos dois dia de seminário que reuniu estudantes, empresários, agricultores e gestores públicos, o qual celebrou o início da implantação da Incubadora de Empresas do Xingu, que será instalada no Campus de Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O projeto é uma proposta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica – SECTET, do Estado do Pará, e conta com a parceria do Fundo de Apoio à Cacauicultura do Pará (FUNCACAU), da UFPA e do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX).

“Queremos sensibilizar a sociedade sobre a importância do empreendedorismo inovador e da Incubadora, que tem o objetivo de alavancar ideias inovadoras e contribuir, substancialmente, para impulsionar a cadeia produtiva regional, particularmente a do cacau. A sua implantação vai ao encontro da criação de ambientes regionais de inovação pelo Pará, que é a principal meta do Programa Inova Pará, da Sectet, para estimular a agregação de valor nas cadeias produtivas estratégicas do Estado”, explica a secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez.

O Projeto 279/2017 que foi Homologado em 03 de agosto de 2017, tem como seu principal objetivo, elevar o potencial inovador do empreendedorismo local, dinamizar a economia regional e integrar as regiões do Estado, buscando parcerias no intuito de criar ambientes de inovação por meio da implantação de polos de conhecimento e Incubadoras de Empresas voltadas às especificidades e potencialidades de cada região de integração.

O evento iniciou na terça-feira (05) com a apresentação sobre o cenário da cadeia produtiva do cacau na região do Xingu, feita pelo coordenador regional da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Paulo Henrique Fernandes dos Santos.

A programação do evento no primeiro dia contou, ainda, com palestras sobre certificação UTZ, sobre as linhas de crédito para agricultores, apresentadas pelo superintendente regional do Banco da Amazônia, Edson Ribeiro.

Na quarta-feira (06) um grupo de estudantes e professores dos cursos de engenharia agronômica e do curso técnico em administração do campus de Altamira da Universidade Federal do Pará e Instituto Federal do Pará, respectivamente, visitaram, a fábrica de chocolate da empresa Cacauway, localizada no município de Medicilândia.

A semana teve como objetivo o inicio do Projeto 279/2017, que consiste na implantação da Incubadora de Empresas do Xingu, que será instalada no Campus de Altamira da UFPA.

Pela parte da tarde o seminário seguiu com um oficina sobre os processos para se incubar uma empresa, ministrada pelo especialista e técnico da Sectet, Wander Oliveira, seguido por uma sessão de depoimentos dos parceiros e participantes da semana sobre a futura incubadora do Xingu.

O seminário encerrou com a secretaria adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez, avaliando de forma positiva os resultados obtidos com a realização do evento para a implantação da incubadora. “O sucesso de uma incubadora está nas parcerias e no trabalho em rede. Esse evento é foi fundamental para dar início a tudo isso. A incubadora será um importante mecanismo para agregar a cultura da inovação à cadeia produtiva do cacau, que já possui iniciativas brilhantes, mas sem apoio técnico, científico e governamental para alavancar esses projetos e melhorar o cenário da indústria cacaueira na região”, finaliza a secretária.

Instituto Avaliação – Gestora do PDRSX

Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar – Bairro
Esplanada do Xingu – Altamira PA – CEP 68.372-005
Telefone: 3515 6015

Fotos relacionadas a Seminário sobre Empreendedorismo inicia o projeto PDRSX 279/2017 – Ambiente de Inovação no Xingu.

  • Altamira, PA
    Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu, CEP: 68.372-005
    Telefone: (93) 3515-6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br
  • Brasília, DF
    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte, CEP: 70.735-530
    Telefone: (61) 3034-5648
    Email: contato@avaliacao.org.br