Notícia

Equipe do Monitoramento Resgate do PDRSX visita Porto de Moz

Por: David Alves

Publicado em: 22/01/2018

 

A equipe do Monitoramento Resgate visitou o projeto 132/2015 que consiste na implantação de um (01) um hectare de açaí irrigado em vinte e uma (21) propriedades rurais distribuídas nos municípios de Altamira, Porto de Moz e Uruará - áreas de abrangência do PDRS Xingu.

O projeto que tem como proponente a Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado do Pará - EMATER-PARÁ, realizou em três (03) dias oficinas técnicas oportunizando conhecimento, informações e adesão ao projeto junto aos vinte e um (21) produtores familiares.

Para desenvolver o projeto, foi necessário a produção de quinhentas (500) mudas de açaí através de viveiros nas vinte e uma (21) propriedades selecionadas onde o objetivo é alcançar a implantação de um (01) ha de açaí irrigado em vinte e uma (21) propriedades de produtores familiares localizadas em áreas de terra firme.

Através da  EMATER-PARÁ, que tem como objetivo prestar assistência técnica aos vinte e um (21) produtores familiares beneficiados, os agricultores familiares tiveram a oportunidade de obter conhecimento desde a produção dos viveiros de mudas até a consolidação da cultura do açaí irrigado e sua viabilidade econômica diante da demanda do mercado na região Transamazônica e Xingu.

Para o agricultor Luiz Azevedo (71) os benefícios já conquistados em sua propriedade é visível, a plantação de outras culturas junto com o plantio do açaí é o ponto que mais beneficiou sua propriedade.

Segundo o supervisor regional da Emater em Altamira, Almir Vasconcelos Uchôa Segundo a região tem um enorme potencial para desenvolver esses tipos de projetos, no qual os agricultores através de capacitação conseguem o beneficiamento de sua produção. O chefe do escritório da Emater em Porto de Moz, Jackson Lima, é quem acompanha de perto os agricultores do município.

A viabilidade socioeconômica deste projeto compreende os seus “impactos” positivos no processo de desenvolvimento sustentável da agricultura familiar na região. Existe uma demanda expressiva de agricultores familiares locais com interesse em fortalecer a sua unidade de produção familiar (UPF) através do plantio de açaí irrigado, que se apresenta como uma possibilidade de incremento tecnológico, que corresponde o resgate e valorização da atividade agrícola, produção contínua (o ano todo), melhor qualidade do produto no mercado e consequentemente aumento da renda familiar em função da sua produtividade.

PDRS Xingu levando o Desenvolvimento Regional Sustentável para a região de integração do Plano.

 

Instituto Avaliação – Gestora do PDRSX

Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar – Bairro

Esplanada do Xingu – Altamira PA – CEP 68.372-005
Telefone: (93) 3515 6015

Fotos relacionadas a Equipe do Monitoramento Resgate do PDRSX visita Porto de Moz

  • Altamira, PA
    Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu, CEP: 68.372-005
    Telefone: (93) 3515-6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br
  • Brasília, DF
    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte, CEP: 70.735-530
    Telefone: (61) 3034-5648
    Email: contato@avaliacao.org.br