Notícia

PDRSX – Avaliação de Projetos

O Instituto Avaliação (IA) iniciou nesta segunda feira (19/06), a etapa 2 de avaliação dos projetos apresentados para aprovação e habilitação junto ao PDRSX.

Publicado em: 19/06/2017

O Instituto Avaliação (IA) iniciou nesta segunda feira (19/06), a etapa 2 de avaliação dos projetos apresentados para aprovação e habilitação junto ao PDRSX (Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu), quando serão feitas as defesas presenciais, por livre decisão de cada proponente, desde que respeitado o que está previsto no Edital 2017 para essa ação.


Todos os projetos já foram submetidos, entre março e abril deste ano, a primeira fase de avaliação, como determina o Edital 2017 do PDRSX, quando um resumo de cada um deles foi julgado na 1ª etapa, assim como as documentações exigidas passaram por um processo de conformidade, obedecendo exigências do Edital.


São 70 projetos classificados na 1ª etapa, que serão avaliados por uma comissão julgadora formada no mínimo por seis pessoas e, conforme o Edital, quando necessário poderá ser acompanhada por especialistas ou agentes públicos. Certo de seu compromisso e responsabilidade com o desenvolvimento sustentável da região, o Instituto Avaliação ressalta o caráter da transparência e legalidade que impôs ao Edital, com toda a lisura que exige a legislação para o modelo de avaliação dos projetos apresentados. Por isso, além de informatizar o processo para torná-lo mais seguro e com termos de inviolabilidade, também estabeleceu o sigilo sobre as comissões julgadoras, para que sejam cumpridos apenas e somente os critérios do Edital 2017, evitando assim qualquer outro tipo de influência ao processo.


O IA reforça que, tanto para a 1ª fase de caráter eliminatório, quanto para a 2ª (classificatória), os proponentes estão submetidos também a prazos. Destaca ainda que, após a publicação do Edital 2017, possibilitou capacitação aos interessados nos 12 municípios durante 18 dias entre o final de março até 13 de abril. Assim como abriu prazo para recursos, de 17 de abril a 3 de maio, após o processo de julgamento na 1ª fase. Agora, o IA também abrirá prazo para recursos entre 26 de junho e 10 de julho, após a defesa presencial.


Desta forma, o Instituto Avaliação, como gestor do PDRSX, reforça a legalidade e a transparência do Edital 2017 na busca, cada vez mais, pela aprovação de projetos para o desenvolvimento regional sustentável da região do Xingu.


O Instituto Avaliação, gestor do PDRSX há pouco mais de um ano, faz cumprir normas, critérios de análise e avaliação já estabelecidos, para aprovação de novos projetos, como para prestação de contas, para que tanto do ponto de vista da importância dos projetos como de suas execuções, todos os proponentes trabalhem dentro de padrões rígidos de contabilidade e obedecendo toda a legislação em vigor.


Instituto Avaliação – Gestora do PDRSX
Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar – Bairro
Esplanada do Xingu – Altamira PA – CEP 68.372-005
Telefone: 3515 6015


O modelo do Edital 2017 faz exigências, para que o escopo dos projetos obedeçam ao que está estabelecido como princípio do Plano, o Desenvolvimento Sustentável da região, para que a população dos 12 municípios do PDRS Xingu possam sair da estagnação e melhorar índices sociais e a qualidade de vida.
Será sempre com essa determinação que o Instituto Avaliação, junto ao PDRSX e todas as suas 8 Câmaras Técnicas, irá trabalhar para cumprir seus objetivos e responsabilidades, respeitando a legislação, para a avaliação de projetos.


Instituto Avaliação - Gestor PDRSX

Anexo(s):

Fotos relacionadas a PDRSX – Avaliação de Projetos

  • Altamira, PA
    Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu, CEP: 68.372-005
    Telefone: (93) 3515-6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br
  • Brasília, DF
    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte, CEP: 70.735-530
    Telefone: (61) 3034-5648
    Email: contato@avaliacao.org.br