Notícia

IA e membros da Câmara Técnica 03 visitaram projetos do PDRSX

Publicado em: 28/06/2017

Com participação de representantes dos Governos Federal e Estadual, que integram a Câmara Técnica 03 do PDRSX (Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu), o Instituto Avaliação, realizou visitas técnicas a projetos aprovados em editais anteriores e que já estão em fase de execução, finalização de obras ou de ajustes de seus projetos e planos de trabalho.

Os três primeiros a receberem visita do Instituto Avaliação, no dia 16 deste mês, com as presenças de Luiz Paulo de Oliveira Silva, do Ministério da Integração, representante do governo federal, e de Marjorie Barros Neves, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Mineral e Energia do Pará, que integram a CT3 do PDRSX entre outros membros, são projetos aprovados para o município de Uruará. A visita foi para diagnosticar problemas e exigências de órgãos licenciadores para que tanto o IA, quanto a CT3 do PDRSX, contribuam com soluções para que os projetos possam entrar o mais rápido possível em fase de execução ou de operação. “Nós estamos aqui para ajudar, contribuir para resolver os problemas, para que vocês recebam e coloquem os projetos para funcionar, este é o nosso objetivo”, afirmou Luiz Paulo, em reunião na AMDOR (Associação de Mulheres Dom Oscar Romero), em Uruará.

O projeto da AMDOR é o 141 / 2013, da CT 3, de construção e equipamentos, para uma fábrica de beneficiamento e comercialização de polpa de frutas. Hoje, a AMDOR está em instalação alugada, com espaços e equipamentos limitados, por isso, com a produção ainda limitada, mesmo que tenha capacidade de ampliar de 6 para 10 toneladas sua produção de polpa de abacaxi, açaí, cupuaçu, cacau, acerola, goiaba e outras frutas, conforme a safra de cada uma. “O que nós queremos é receber a fábrica nova para produzir mais, já temos comercializada nossa produção com entrega até para agosto, então o que queremos é receber a fábrica e trabalhar”, destacou a presidente da AMDOR, Shislleyd Ferreira.

O prédio da nova fábrica da AMDOR está quase concluído. Quando o IA assumiu o projeto ele estava faltando apenas 16% para sua finalização, entretanto, a detecção de falhas construtivas por inúmeros motivos causaram a necessidade de ajustes, conforme o projeto, e para atender exigências de órgãos federais da Vigilância Sanitária e fiscalização, assim como depende da instalação do gerador de energia, previsto para este semestre ainda. A visita ao novo prédio e instalações da fábrica foi acompanhada por alunos da Casa Familiar Rural de Uruará.

Projetos de Cooperativas também foram visitados

A visita se estendeu também ao Projeto 130/2014, da Cooperativa Mista de Agricultores do Vale do Uruará (COMAVUR). O projeto classificado no PDRSX é para a construção de uma feira coberta, com boxes para comercialização de produtos da própria cooperativa e de associações de produção de pescado e com proposta para a agricultura familiar. Entretanto, este projeto também apresentou inconsistências nos projetos e a COMAVUR ainda vai finalizar seus projetos e plano de trabalho, para aprovação na CT e no CGDEX. O presidente Cirilo Nicolade e associados mostraram à equipe o terreno onde pretendem instalar a feira, assim que os projetos e plano de trabalho forem aprovados na CT.

Já no projeto 117 / 2013, projeto da CAPESC (Central Regional de Apoio à Pesca), a visita foi na área onde estão os tanques de piscicultura e na área para instalação da fábrica de ração para peixes, além da observação dos veículos. Lá também há atraso e inconsistências na documentação, nos projetos executivo, de construção e no plano de trabalho. A preocupação da equipe técnica é sempre com a solução de inconsistências, para resolver pendências de documentos e execução, para que os projetos tenham qualidade, transparência e legalidade em seus resultados.

João Prado, que representa o projeto, recebeu a equipe na área e se responsabilizou em atender no que for necessário para que o projeto tenha continuidade em sua execução.

Durante a viagem a equipe do IA também visitou duas obras do projeto 100 / 2013, da CT 7, de ampliação de prédios das UBS, uma delas com passarela, nos KM 140 e 201 da Rodovia Transamazônica.

Fotos relacionadas a IA e membros da Câmara Técnica 03 visitaram projetos do PDRSX

  • Altamira, PA
    Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu, CEP: 68.372-005
    Telefone: (93) 3515-6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br
  • Brasília, DF
    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte, CEP: 70.735-530
    Telefone: (61) 3034-5648
    Email: contato@avaliacao.org.br