Publicação

PRIMEIRO RELATÓRIO DE MONITORAMENTO - PDRSX

Publicado em: 12/12/2017

O presente documento trata da estruturação metodológica e relatoria da operacionalização − de junho a setembro de 2017− de um sistema de Monitoramento de Projetos para o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX).

Desde o início de seus trabalhos em junho de 2016, o Instituto Avaliação, Pesquisa, Programas e Projetos Sociais (IA) chama atenção do Comitê Gestor do PDRSX, e da Norte Energia S.A., sobre uma franca lacuna que prevaleceu, até então, desde o início do PDRSX em 2011, que foi uma insipiente prática de acompanhamento dos projetos em execução, especialmente sobre o desempenho e avaliação de resultados in loco.

A falta de clareza sobre os resultados, desdobramentos, percepção dos beneficiários, sustentabilidade e/ou situação atual dos projetos, estando eles em execução, ou já executados, empobrece sobremaneira a gestão do PDRSX. Como política pública interinstitucional, interfederativa, com participação plena de segmentos da Sociedade Civil organizada, financiada com recursos oriundos de acordo envolvendo a Presidência da República, BNDES, ANEEL e a empresa Norte Energia S.A., entende-se como inapropriado que os projetos sejam operacionalizados sem uma devida satisfação, à sociedade como um todo, a respeito dos seus resultados, sua evolução, seus desdobramentos, seus aprendizados e, consequentemente, a construção de perspectivas sobre melhores caminhos para sua continuidade.

Devido à falta, ou incompletude, de informações sobre ações e atividades já realizadas em boa parte dos projetos do PDRSX, o exercício de monitoramento atual, com base num olhar sobre o passado dos projetos, exigiu o delineamento especial sobre método, ou procedimentos, de trabalho que teriam que ser implementados. Considerou-se, pois, importante distinguir os procedimentos de monitoramento de projetos em andamento, daqueles relativos ao resgate de informações passadas.

É dentro desse contexto que se estrutura o presente relatório, que trata da sistematização de procedimentos identificados como necessários para estabelecimento de um sistema de monitoramento no PDRSX, onde se inclui o planejamento de instrumentos de trabalho, logística, roteiros, organização e treinamento de equipe. Dispõe-se também no presente relatório, os resultados, tanto de exercícios iniciais, como das ações de monitoramento efetivamente realizadas no período de junho a setembro de 2017.

Documento em anexo

Anexos:

  • Altamira, PA
    Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu, CEP: 68.372-005
    Telefone: (93) 3515-6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br
  • Brasília, DF
    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte, CEP: 70.735-530
    Telefone: (61) 3034-5648
    Email: contato@avaliacao.org.br