Publicação

RGS JANEIRO A JUNHO 2018

Publicado em: 02/10/2018

O Instituto Avaliação, Programas, Projetos e Pesquisas Socioambientais, exerce desde junho de 2016 a gestão das ações gerenciais do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu, estando, sob anuência do Comitê Gestor, contratado pela empreendedora da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Norte Energia S/A. O presente documento trata de informações consolidadas referentes a operacionalização do Plano no período compreendido entre janeiro e junho de 2018.
Este documento inicia trazendo dados referentes as movimentações financeiras realizadas por intermédio do IA no primeiro semestre de 2018, através de fluxo de variados documentos fiscais que tramitam entre fornecedores, proponentes, gestora e Norte Energia. Os dados são demonstrados subdivididos em categorias, que abrangem os investimentos do Plano em sua consultoria e assessoria para as ações gerenciais da Secretaria Executiva (contratação da Gestora), despesas com rubricas reembolsáveis, monitoramento de projetos e adiantamentos para viabilização das Reuniões Ordinárias do Comitê Gestor. Também são expostos os valores movimentados para realizar suprimento aos projetos, desde compra de bens e equipamentos, até desembolsos de contratos de prestação de serviços de consultoria diversos e construção civil. Também são inclusos os valores de patrocínios a externos, autorizados por deliberações do CGDEX. A seguinte, o relatório mostra a evolução das rotinas administrativas aos projetos, evidenciando problemas executivos das atividades em execução e as principais tratativas realizadas pela área técnica da Gestora, trazendo uma análise situacional que aponta os principais gargalos de gestão que dificultam o encerramento de projetos. Também demonstra as principais ações de monitoramento realizadas em campo através de visitas técnicas, e em escritório através de análise documental para recomposição de passivos procedimentais.
O relatório também traz, nesta versão, um panorama geral de todas as obras de construção civil em andamento atualmente através de projetos do PDRS do Xingu, demonstrando o estágio de evolução destas, e aponta obras atualmente paralisadas por problemas executivos, que necessitam de deliberação do CGDEX ou saneamento de pendencias por parte da contratada.
Um balanço geral de todos os documentos jurídicos (termos, contratos, pareceres, etc.) produzidos e tramitados no período é apresentado em capítulo próprio, demonstrando o quantitativo de documentos firmados e encerrados no período.
Na sequência, o relatório apresenta um quadro-resumo com os encaminhamentos e deliberações ocorridos em reuniões do CGDEX no período, principais demandas operacionalizadas pela Secretaria Executiva, incluindo suas inconsistências e tratativas. A evolução arquivística dos projetos e demais documentos administrativos do Plano, e o quantitativo de protocolos e atendimentos (e-mails, reuniões, telefonemas, etc.) também são demonstrados, assim como a relação atualizada de bens e equipamentos que constam no depósito, atualmente superlotado devido ao impacto do impedimento de entrega de itens sem firmamento de Termos de Doações respectivos. No fim desta esteira de informações, o relatório apresenta análise crítica da gestão embasada em informações sobre dificuldades, gargalos e limitações enfrentadas no período, enfrentando estes com as abordagens e providencias adotadas pelo Instituto Avaliação nas frentes de atuação, cronograma contratual, monitoramento, normas e regramentos, finanças, prestações de contas, obras e projetos.

LINK PARA DOWNLOAD DO RELATÓRIO

LINK PARA DOWNLOAD DOS ANEXOS

Anexos:

  • Altamira, PA
    Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu, CEP: 68.372-005
    Telefone: (93) 3515-6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br
  • Brasília, DF
    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte, CEP: 70.735-530
    Telefone: (61) 3034-5648
    Email: contato@avaliacao.org.br